Hoje, quinta-feira (15/10), eu tô aqui pensando “amanhã é o aniversário do Guanabara. finalmente!”. Me chamem de pobre, mas eu adoooooooooro o aniversário do Guanabara. Algumas coisas realmente valem a pena e juro pra vocês, eu tenho até hoje papel higiênico e detergente que compramos no aniversário do ano passado. Eu quero é preço! hahaha

IMG_6789

Nós compramos em grande quantidade vários itens. Creme de leite, milho verde, leite condensado, molho de tomate durou por vários meses. E alguns itens não perecíveis duraram bem mais, como o papel higiênico, detergente, sabão em pó, desodorante, escova de dente. Compramos tipo atacado e valeu a pena.

Eu não gosto muito de ir ao supermercado mas é necessário. Ano passado fui no Guanabara mas não no primeiro dia, sempre caótico e problemático. Como falei acima, aproveitei bem as promoções e isso me rendeu um bom estoque de coisas – que não vou comprar tão cedo. E em tempos de crise, economizar não é vergonha. Então vale ir SIM no Guanabara (ou em qualquer outro mercado) e aproveitar as promoções.

1 – Faça uma lista
Aqui em casa eu sempre saio com uma lista. Eu separo por necessidade e supérfluos. Então eu sempre foco nas coisas que realmente preciso (arroz, feijão etc) e os itens extra (presunto, queijo etc) eu analiso bem o preço. Se não valer a pena, não levo pra casa. Além disso, eu anoto a quantidade que eu tenho em casa de determinado item. Exemplo: molho de tomate é algo que eu sempre compro, mas raramente está zerado lá em casa. Quando compro é mais pra completar. Então quando adiciono na lista, eu coloco a quantidade que tenho em casa, para não trazer a mais.

2 – Analise o espaço que você tem em casa.
Uma vez compramos loucamente bandejas de frango porque estava num preço imperdível. Quando chegou em casa nos tocamos que não tinha onde guardar tudo aquilo. Foi uma verdadeira guerra contra o congelador. Ou seja, economia burra. Então veja bem o espaço que você tem. A promoção é boa, mas você não tem onde guardar? Compre apenas o necessário.

3 – Confira se realmente está na promoção
Logo assim que casei eu fui enganada no supermercado. Comprei um iogurte que estava na “promoção” e me senti a rainha da economia. Aí voltei ao mercado outras vezes e opa! iogurte no mesmo preço, e não tava na promoção. Fui a outro mercado e opa de novo! preço normal. Ou seja, colocaram o cartaz de promoção pra sair mais rápido mas o preço era o de todo dia. Então, fique atento a isso.

4 – Não esqueça de olhar a validade
Não é regra, mas é comum colocarem produtos próximos da validade a preço bem reduzidos. Vale olhar a data de validade pra não levar um produto que não pode ser consumido.

5 – Faça um orçamento
Imagino que você já tem uma ideia de quanto é seu gasto no mercado. Se está disposta a aproveitar as promoções, faça uma estimativa de orçamento e tenta se manter dentro dele. Uma sugestão é uma porcentagem no valor que você já costuma gastar. Exemplo: R$ 450 + 30%

Dica extra;
Se você for ao aniversário do Guanabara mantenha o controle. Absorvente a R$ 1 não é motivo pra agredir ninguém e fazer vergonha. Lembre-se que sempre terá alguém para te filmar e colocar no Facebook. E tenha paciência. Vai ter trânsito, muita fila, gente mal educada.

 

Boa sorte!
E boas compras.